ETA Rio Verdinho

ÓRGÃO: SANEAMENTO DE GOIÁS S.A. – SANEAGO
OBRA: ETA RIO VERDINHO
OBJETO: EXECUÇÃO DAS OBRAS E A PRÉ-OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO SISTEMA RIO VERDINHO (LOTE 2), NA CIDADE DE RIO VERDE, NO ESTADO DE GOIÁS

SAA RIO VERDE, GO / VOLUME II - ESTUDO DE CONCEPÇÃO
8 ESTUDO DE ALTERNATIVAS E DIRETRIZES PARA PROJETO
010-SAA-EC-0008-0-2013 FL. 8.38 da mata ciliar numa estreita faixa e foi escavado o barranco criando um acesso ao leito do rio, que no passado foi utilizado para a retirada de areia e que poderá ser aproveitado para a inserção das A Figura 8.5 mostra a localização da captação proposta no rio Verdinho e da nova ETA, bem como o percurso da adutora de água bruta, indicando também os limites da área de projeto e da bacia do rio Verdinho.

Localização das unidades do sistema de produção - Alternativa I
Figura 8.10 Localização das unidades do sistema de produção - Alternativa I.

No local escolhido para a captação o leito do Rio Verdinho favorece muito a tomada direta de água, sendo que as margens estão estáveis, com a vegetação nativa ainda preservada tanto acima quanto abaixo desse acesso que era utilizado para a retirada de areia. Portanto, este ponto revelou-se bem facilidade e resultará menor volume de escavação, já que a área encontra-se parcialmente escavada, além de dispensar a necessidade de se abrir clareiras em matas ciliares.
Com relação ao tipo de instalação para a captação e o recalque de água bruta, com base em discussão preliminar com os engenheiros da SUESP/SANEAGO, foram cogitadas as seguintes três possibilidades de arranjo para as instalações: