Barragem Rio da Caixa

Órgão: Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia – CERB

Obra: Barragem Rio da Caixa

Objeto: Execução da obra de implantação da Barragem de Rio da Caixa, situada na Bacia do Rio Paramirim, no município de Rio do Pires no estado da Bahia.

A Figura 6, a seguir, apresenta uma imagem de satélite Google Earth, com a área em estudo envolvendo o sítio E-01a, contendo: acesso regional, eixo barrável e bacia hidráulica do reservatório.

Figura 6 - Vista do povoado de Varzinha, estrada de acesso ao sítio do barramento e o reservatório da barragem em estudo.

Imagem do Reservatório da Barragem

Fonte: Google Earth, 2021.

Com base nos mapeamentos da CPRM de 1975 e 2008, op. cit., a geologia da área engloba essencialmente unidades Paleoproterozóicas representadas localmente por rochas metamórficas, como: xistos metavulcânicos, metapiroclásticos e metassedimentos clásticos (originalmente quartzitos, conglomerados e pelitos) do Grupo Rio dos Remédios e Mesoproterozóicas, representadas regionalmente pelas rochas metassedimentares do Grupo Paraguaçu.

Além destas unidades que formam o arcabouço geológico regional, ocorrem também as Formações Superficiais Cenozóicas e Quaternárias, representadas pelos Depósitos Aluvionares e de Coberturas Detríticas Indiferenciadas. Estes conjuntos litoestratigráficos encontram-se espacializados nas Figuras 7 e 8.

Estas informações foram compiladas e modificadas do Mapa Geológico do Projeto Ibitiara - Rio de Contas - CPRM 2008, na escala original 1:100.000 e do Mapa Geológico do Projeto Rochas Efusivas - CPRM, 1975 e escala original 1:50.000. Também foi consultado o Mapa Geológico GeoSGB - CPRM, 2017, escala 1:1.000.000. Estas unidades encontram-se descritas a seguir, do topo para a base.